LOST IN Grécia | Santorini #1

santorini

Sempre que se fala em ilhas gregas, Santorini tem um lugar de destaque! É daqueles locais que quase toda a gente tem curiosidade de conhecer não só pela singularidade e beleza da ilha mas também pelo mundialmente conhecido “pôr-do-sol”! Uma viagem à Grécia não poderia dispensar a visita à capital helénica bem como às suas duas ilhas mais conhecidas: Mykonos e Santorini!

Em forma de meia-lua, Santorini é um paraíso em pleno Mar Egeu pertencente às Cíclades, resultante do que restou da explosão de um vulcão em 1680 a.C. Na verdade, não é mais do que as paredes desse vulcão (ainda ativo), de onde se avista a caldeira principal (Nea Kameni), que fica no centro. Se Mykonos é conhecida como uma ilha com um ambiente eclético e elegante, Santorini não lhe fica nada atrás, sendo um destino romântico por excelência, onde as paisagens deslumbrantes e o contrate de azuis com os tons caiados das habitações nos transportam para um cenário digno de contos de fadas.

IMG_7913

A chegada à ilha pode ser de avião ou então de barco (há uma boa rede de barcos, high speeds e regulares, que fazem ligações diárias entre as várias ilhas gregas e com o porto de Piraeus). Eu optei pelo high speed que partiu de Mykonos com destino ao porto de Athinios (porto novo) e fez a viagem em cerca de 3h. Uma vez chegado ao porto o melhor a fazer é mesmo alugar um carro ou moto 4×4 (bastante barato!) para poder explorar a ilha sem restrições ou condicionamentos de horários. Para voltar a Atenas a melhor opção é o avião que demora cerca de 40min!


  • Fira (ou Thira)

É a capital da ilha e ponto de partida dos transportes públicos para outras zonas. Aqui a oferta de lojas, bares e restaurantes é muito grande e variada. É uma zona bastante agitada e frequentada, ideial para quem gosta de sair à noite e “saltar” de bar em bar! Este é o local ideal para fazer as compras nas lojas de artesanato e souvenirs. Apesar de não ser a zona mais alta da ilha (é o monte Profitis Ilias com 567m!), as vistas para a caldeira são deslumbrantes.

O “Museu pré-histórico de Thira” tem uma coleção de peças de arte, algumas das quais com mais de 5 mil anos. Vale a pena conhecer o espólio pertencente às escavações da antiga cidade de Akroti (cidade importante da civilização Minóica soterrada pelas cinzas de uma erupção vulcânica e que lhe valeu o título de “A Pompeia do Egeu”).

IMG_7916 IMG_7902 IMG_7905


  • Oia

Quem nunca ouviu falar do maravilhoso pôr-do-sol de Santorini? Oia é famosa pelo seu romântico pôr-do-sol, que tem como moldura as casinhas brancas de telhados azuis. Fica no extremo da ilha e, quanto nos embrenhamos pelas ruelas de Oia, mais estreitas e sinuosas elas se tornam, fazendo de cada recanto um lugar único e mágico. Um sunset que vale a pena ver, apesar de quantidade enorme de pessoas que se deslocam para fazer o mesmo, estragando um pouco esse momento! Um jantar a dois, uma long drink, uma conversa entre amigos ou até um casamento, qualquer coisa é pretexto para poder despedir o Sol mais um dia (com aplausos à semelhança do pôr-do-sol na Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro!).

Oia também tem uma quantidade enorme de restaurantes típicos, lojas de souvenirs e alta costura, hotéis e villas de charme, igrejas e mosteiros… um encanto quase indescritível!

IMG_7906 IMG_7924 IMG_7907 IMG_7917 IMG_7925 IMG_7904 IMG_7903


  • Firostefani e Imerovigli

Firostefani e Imerovigli são duas localidades que ficam entre Fira e Oia. São zonas mais dedicadas ao turismo de habituação e restauração. Grande parte das “fotos postal” de Santorini são captadas nestas duas localidades! A quantidade de hotéis e restaurantes é enorme! Imerovigli é uma das regiões mais altas de Santorini e as suas panorâmicas são de cortar a respiração! Tem-se uma perspectiva ampla de toda a ilha bem como da caldeira (Nea Kameni e Palea Kameni) e da ilha de Thirassia. Ambas as localidades são ótimas para um passeio a pé ou então uma tarde de relax numa das inúmeras infinitive pools enquanto se desfruta do sol, comida e música grega.

IMG_7940 IMG_7918 IMG_7942 IMG_7941 IMG_7923 IMG_7920 IMG_7922 IMG_7926 IMG_7908 IMG_7919 IMG_7921

One thought on “LOST IN Grécia | Santorini #1

Leave a comment