LOST IN Grécia | Mykonos

Imagem1

Mykonos sempre fez parte daquela lista de ilhas que eu mais tinha curiosidade de conhecer! Adepto de sol, boa comida, beleza natural, spots de diversão noturna e águas em que não é preciso fazer sacrifício para mergulhar, Mykonos adivinhava-se como um local ótimo para passar uns dias…

Mykonos é uma das ilhas mais famosas do Mediterrâneo, provavelmente a mais famosa da Grécia e uma das mais visitadas do mundo pelos turistas. Pertencendo ao vasto arquipélago das Cíclades, esta pequena ilha tem cerca de 360 igrejas e mosteiros, belas praias de areia amarela/branca, uma capital repleta de encantadoras casinhas brancas e ruas sinuosas, bem como, imensas possibilidades e recursos para o turismo!

Mykonos significa “ilha branca” e recebe este nome pelo imenso aglomerado de construções desta cor que contrastam com o azul do Mediterrâneo, das portas e das janelas. Descoberta na década de 50 por um grupo de jovens de famílias abastadas que procuravam um local de diversão, esta ilha rapidamente se tornou destino de férias de famílias ricas, sendo Mykonos sinónimo de fama, glamour e charme, grande parte por causa de Jackie Onassis que promoveu o turismo do jet-set internacional. Nos anos 80 começou a ter fama entre a população homossexual como um local libertino e descontraído, destino ideal para umas férias sem constrangimentos. Atualmente, é uma ilha com um ambiente mais calmo, eclético e elegante, com imensas lojas de roupa e jóias de marcas internacionais, lojas de artesanato, restaurantes de comida tradicional e spots de diversão noturna. O seu aspeto pitoresco não se esgota na arquitetura tipicamente grega, com ruelas cheias de flores e moinhos de vento, na verdade é uma ilha extremamente cosmopolita e animada, ótima opção para quem procura diversão e festa sem limites, sem deixar de agradar, contudo, a quem prefere o sossego de praias quase privativas ou residências afastadas da confusão.

IMG_7890 IMG_7899 IMG_7900


  • Chora ou Mykonos Town

É a capital da ilha e localiza-se à beira mar. Aqui encontra uma grande oferta de restaurantes, bares, mercados, lojas, agências de aluguer de veículos (carros, motas 4×4, scooters), gelatarias, entre outros. Passear e deixar-se perder pelas suas ruelas sinuosas e coloridas é das melhores experiências que Mykonos tem para oferecer. A convivência harmoniosa entre turistas ávidos por explorar as ruelas e os habitantes locais nas suas rotinas diárias (pessoas que adorei pela genuinidade e espontaneidade) fazem de “Mykonos Town” uma delícia sensorial!

IMG_7877 IMG_7883 IMG_7887 IMG_7888 IMG_7889


  • Windmills (Moinhos de Vento)

Os moinhos de vento são um dos cartões de visita da cidade de Chora. Um cenário que se descobre logo quando se chega de barco ou num passeio pela zona marítima da cidade. São cinco os moinhos construídos pelos venezianos no século XVI.

IMG_7872 IMG_7876

IMG_7874


  • Little Venice

É um conjunto de casas construídas no século XVI, literalmente penduradas sobre o mar (acredita-se que foram erguidas pelos piratas para facilitar a descarga dos barcos). Tem o nome de “Pequena Veneza” porque, de algum modo, as casas erguidas do mar, se assemelham à fascinante cidade de Veneza, em Itália. Hoje em dia, é um dos lugares mais procurados de Mykonos, sendo, a par dos moinhos, um dos seus cartões de visita. Aqui encontram-se alguns restaurantes que, para além da vista sobre o mar, proporcionam um ambiente extremamente romântico e acolhedor. Imperdível um por do sol ou um jantar na Little Venice!

IMG_7879 IMG_7873 IMG_7875 IMG_7878 IMG_7871


  • Praias de Mykonos

A ilha está repleta de igrejas, mosteiros, faróis e vilarejos que são deliciosos de serem “descobertos”, a cada esquina, numa viagem de carro ou moto 4×4 mas, o melhor desta “descoberta”, são as praias! Há praias para todos os gostos e tipos de turistas… desde as mais povoadas e animadas pela música eletrónica até às praias quase privativas em que o único “barulho” que se pode ouvir são as ondas do mar. De areias finas e águas amenas, as praias de Mykonos são um deleite perdido no arquipélago das Cíclades.

map_of_mykonos

Frequentadas por um público mais jovem e com vontade de party all night temos a Paradise Beach e a Super Paradaise Beach, onde a música eletrónica e os grupos ao estilo “viagem de finalistas” são os principais protagonistas.

IMG_7898

Agrari Beach (primeiras 3 fotos), Elia Beach (foto 4) e Lia Beach (foto 5) ficam mais afastada do centro. São as minhas praias favoritas! Mar calmo, água transparente, praias pequenas e sem música alta, geralmente pouco frequentada por famílias pelo que não há o problema de ouvir crianças aos gritos ou levar com areia. Tem pequenos bares/restaurantes que servem quem está nas espreguiçadeiras (pagas, como em quase todas as praias, mas que valem cada cêntimo!). São opções de praias calmas longe do centro agitado, ideais para um dia de praia relaxado.

IMG_7892 IMG_7893 IMG_7891 IMG_7894 IMG_7895

Paraga Beach é, na minha opinião, uma das praias mais bonitas de Mykonos. Fica bem perto da famosa “Super Paradise” e vale muito a pena conhecer. O mar é azul muito claro, as espreguiçadeiras são muito confortáveis e os seus guarda sóis feitos de palha fazem desta praia um charme.

A praia de Panormos é uma boa opção para quem quer curtir uma boa praia com música alta e deliciosos aperitivos em frente ao mar.

Agios Ioannis é outra praia deliciosa e tranquila, com música na altura certa, para quem quer relaxar curtindo o clima maravilhoso de Mykonos.

Psarou, Platys Giales, Kalafati, Ftelias e Faros Armenistis são nomes de outras praias de Mykonos que fazem desta ilha um destino maravilhoso para umas férias ao sol em pleno Mar Egeu!


Vale muito a pena alugar um carro ou moto 4×4 e ir explorando a ilha aos poucos. Cada dia uma nova praia, um novo recanto. A paisagem bastante árida da ilha contrasta com o azul do mar e a brancura das construções.

As especialidades gregas mais conhecidas (referidas no post anterior sobre Atenas) são a moussaka e a salada grega. Destacam-se também as carnes assadas e os pratos feitos com peixe ou marisco, bem como o tzatziki, um molho à base de iogurte, pepino e endro. Como sobremesa estão, entre outros, as baklavas, uma massa folhada com mel, baunilha e amêndoas. Dentro da tradição gastronómica grega encontramos também duas bebidas típicas do país: a retsina (vinho aromatizado com pinhões) e o ouzo (bebida alcoólica elaborada anis que muda de cor quando misturada com água).

Portanto, para quem gosta de bom clima, boas praias, boa comida, natureza e muita diversão, Mykonos é um local de férias a não perder!

Leave a comment