LOST IN Grécia | Atenas #2

  • Templo de Zeus Olímpico

Também conhecido como Olympeion ou Colunas do Zeus Olímpico, é um templo construído para homenagear o pai de todos os deuses do Olimpo (Zeus), que terá demorado cerca de 700 anos a ficar pronto. Apenas 15 das 104 colunas originais coríntias permanecem em pé.

IMG_7300 IMG_7309 IMG_7310


  • Estádio Panatenaico

O Estádio Panatenaico, também conhecido por Calimámaro (“beleza em mármore) é um estádio intimamente ligado à história dos Jogos Olímpicos. Situa-se no local exato onde se onde celebravam as competições atléticas dos antigos “Jogos Panatenaicos”. Construído em mármore, foi alvo de várias restaurações e modificações (última das quais em 1895), tendo recebido os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna em 1986. A sua pista tem forma de “U” e, atualmente, as suas arquibancadas tem capacidade para 45 mil espectadores sentados, embora já tivesse tido capacidade para 80 mil. Em 2004, os Jogos Olímpicos voltaram a ser sediados na cidade de Atenas, e o estádio foi a meta da prova rainha das competições olímpicas, a Maratona.

O estádio conta com um pequeno museu dedicado aos Jogos Olímpicos, o qual pode ser encontrado atravessando um túnel existente por baixo de uma das arquibancadas. Neste museu podem ser vistas imagens de várias competições, bem como todas as tochas olímpicas e cartazes oficiais dos Jogos da Era Moderna.

IMG_7301  IMG_7303 IMG_7304IMG_7302 IMG_7308


  • Novo Museu da Acrópole

O Museu da Acrópole foi fundado em 1863, na Acrópole de Atenas. O antigo prédio foi concluído em 1874, sendo o primeiro museu grego a ser instalado num edifício construído especialmente para uso como museu. Tinha 800 m², distribuídos por oito salas de exposição, e foi concebido para ser pouco perceptível no conjunto arquitetónico da Acrópole.

Com a descoberta de mais obras e artefactos, logo deixou de ser suficiente para albergar o rico espólio ateniense. Assim, em 2007 o museu foi fechado e transferido para o “Novo Museu da Acrópole”, tendo sido inaugurado em Junho de 2009. O novo edifício  tem cerca de 25 mil m² e foi projetado para resistir a terremotos. Durante as escavações para os alicerces foram encontradas várias construções pavimentadas com mosaicos, tendo obrigado à alteração da estrutura original de modo a poderem ser admiradas.

IMG_7311 IMG_7312 IMG_7313


  • Praça Sintagma

A Praça Sintagma (Praça da Constituição), é um dos locais mais emblemáticos da capital grega. Recebeu este nome após a aceitação da Constituição por parte do rei grego, em meados do século XIX. Além de albergar o túmulo do Soldado Desconhecido da Grécia e o Parlamento Helénico, esta praça é palco de um dos “postais de Atenas” – a troca da guarda! Os Evzones são os membros da Guarda Presidencial, uma unidade de elite cerimonial, responsáveis pela segurança do túmulo e do Parlamento. Conhecidos, também, como Tsoliades, partilham uma caraterística particular… altura mínima de 1,86m! A unidade é famosa em todo o mundo pelo seu tradicional uniforme, que evoluiu a partir das roupas usadas pelos que combateram a ocupação otomana da Grécia. A peça mais visível desse uniforme é a “fustanella”, uma peça de roupa semelhante a um kilt.

 IMG_7315 IMG_7316

IMG_7314


  • Plaka

Plaka é um dos bairros mais populares e visitados de Atenas. De ruas quase labirínticas e pitorescas, o bairro, de influência Otomânica, está repleto de pequenas tabernas e restaurantes típicos onde se podem provar algumas das iguarias gregas… Souvlaki (espetadas de carne e vegetais, servidas com pão pita e molho de iogurte), Tzatziki (molho preparado com iogurte, pepino, alho, sal, azeite, pimenta preta, endro, sumo de limão, hortelã, salsa), Moussaka (carne picada, beringela, tomate, fortemente condimentada com azeite, cebola e pimenta), a Baklava (pastel elaborado com uma pasta de frutos secos triturados, envolvida em massa folhada e banhada em mel), a Salada Grega, entre outras.

IMG_7317 IMG_7319 IMG_7321


  • Monastiraki

O Mercado de pulgas Monastiraki é um passeio imperdível. Lojas de antiguidades, vendedores ambulantes, lojas com produtos regionais e souvenirs fazem desta zona de Atenas um ponto quase obrigatório! Livros antigos, estátuas em bronze e calcário, artesanatos em couro, jóias, sabonetes, tecidos… na maioria das vezes, o preço pode ser negociado! Com o cair da noite, toda esta zona ganha ainda mais vida com artista de rua, música e a grande Acrópole iluminada como pano de fundo!

IMG_7322


  • Porto de Pireu

Piraeas ou Pireu, é o principal porto da Grécia já desde a antiguidade. Acessível através de metro, é o principal porto que faz a ligação da parte continental da Grécia às suas ilhas. Daqui é possível, diariamente, partir em direção à ilha de Creta, às Cíclades (Myconos, Santorini, Milos, Naxos, Paros, Syros, Delos…), às ilhas de Dodecaneso (Kós, Cárpatos, Kalimnos…) e grande parte do Mar Egeu.

IMG_7324

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s