LOST IN Grécia | Santorini #2

A beleza de Santorini não se esgota nas vistas maravilhosas, nos hotéis de charme e nos restaurantes típicos. A ilha tem mais de 20 praias, no entanto vou apenas falar de 4 delas localizadas na zona sul! Sendo uma ilha de origem vulcânica, não é de esperar encontrar em Santorini praias de areia branca/amarela. Na verdade, a grande maioria das praias são de areia negra e fazem as delícias de quem procura paisagens alternativas para os tão desejados banhos de sol!

santorini-beach-map

  • Perissa, Perivolos e Vlihada

Perissa é uma das melhores praias de Santorini. Localiza-se perto de Vila Emporio e tem um extenso areal negro. Uma característica que torna a praia de Perissa única (além da água cristalina e areia fina) é o fato de que é a praia melhor protegida dos ventos de Verão do mar Egeu, devido à sua localização ao lado do monte Profitis Ilias (ponto mais alto da ilha com 567m), que a protege totalmente a norte.

IMG_7914

Perivolos encontra-se entre Perissa e Vlihada. É uma praia bastante extensa, de areias cinza escuro e, à semelhança de Perissa, com imensa oferta de bares, restaurantes e muita diversão tanto de dia como de noite!

Vlihada é a última praia na linha de Perissa e Perivolos antes de Akrotiri. As colinas de pedra-pomes ao longo da praia tornam-na um local protegido e mais calmo que as anteriores praias (exceto em Agosto!). Antes de chegar à praia, encontra-se o pequeno porto de Vlihada, repleto de pequenos barcos tradicionais. Não é tão bem servida de bares e restaurantes mas há alguns pontos (poucos!) onde se podem fazer pequenas refeições.

IMG_7915

  • Read Beach

Localizada na zona de Akrotiri, esta praia incomum, mundialmente conhecida pelas suas areias de cor avermelhada e águas azuis esverdeadas, tem como pano de fundo penhascos de lava solidificada. É um cenário idílico, majestoso que não pode faltar numa visita a Santorini! A praia pode ser alcançada de barco (ligações a Perissa e Akrotiri) ou a pé através de um pequeno trilho pedestre.

IMG_5755 IMG_7910 IMG_7911 IMG_7912


  • Nea Kameni, Palea Kameni e Thirassia

Uma visita a Santorini não fica completa sem explorar a misteriosa caldeira, onde podemos encontrar as duas ilhas, não habitadas, de Nea Kameni e Palea Kameni, formadas pelas múltiplas erupções vulcânicas ao longo dos últimos 2 mil anos.

IMG_7928

Para poder visitar estas ilhas é necessário descer até ao velho porto de Fira (Old Port) através de teleférico ou dos tradicionais burros e mulas.

IMG_7960

Nea Kameni é quase redonda e tem um diâmetro de cerca de 2Km, tendo atividade sísmica intensa pelo que é monitorizada por sismógrafos. Tém múltiplas aberturas no solo por onde sai enxofre e ar quente. A ilha, quase estéril, é visitada diariamente por dezenas de turistas vindos de barco. Os visitantes, após atracarem no porto da pequena ilha, devem escalar um caminho de cascalho (bastante escorregadio!) para chegarem ao topo dos 130m de altura da cratera vulcânica, de onde é possível visualizar toda a ilha de Santorini bem como Thirassia.

IMG_6112 IMG_7927 IMG_7931 IMG_7930

A paragem para nadar nas águas quentes de origem vulcânica de Palea Kameni (hotsprings), é um dos pontos altos dos passeios de barco na caldeira. São muitos os barcos que diariamente ficam parados enquanto as pessoas saltam para nadar nas águas vulcânicas. A água, de tonalidade vermelho acastanhada, para além de não ser assim tão quente, mancha as roupas como se estivessem enferrujadas.

IMG_7933 IMG_7932 IMG_7929

Depois da visita às duas ilhotas de Nea Kameni e Palea Kameni, o passeio continuou em direção a Thirassia (era contígua a Santorini mas colapsou durante a primeira erupção vulcânica tendo ficado separada). No porto de Thirassia há alguns restaurantes que tem várias opções de pratos típicos da cozinha grega. Vale muito a pena almoçar num desses restaurantes enquanto se admira o azul do mar, a semi-lua de Santorini “nevada” com as casinhas brancas e a imponente massa pétrea das ilhotas Kameni. Para quem quiser visitar a cidade e desfrutar das suas ruas estreitas e dos cafés ao ar livre à beira do precipício, pode fazê-lo de várias maneiras embora as mulas sejam o meio favorito dos turistas.

IMG_7934


  • Produtos típicos de Santorini

Os tomates merecem uma atenção especial, já que são extremamente saborosos e amplamente utilizados na gastronomia local. Nunca são regados e a única água que absorvem vem da humidade do ar, razão pela qual o seu sabor ser tão caraterístico! As beringelas brancas são outro produto típico da região.

Santorini tem uma grande quantidade vinhas que produzem, o que muitos consideram, os melhores vinhos do país. Pela sua característica vulcânica, em vez das habituais parreiras, as videiras são plantadas em espécies de ninhos junto ao solo (“koulara”), para aproveitar o calor e os minerais vindos do terreno vulcânico, o que confere a estes vinhos teores alcóolicos na ordem dos 15%.


LOST IN Grécia conta, para já, com estes três destinos (Atenas, Mykonos e Santorini) mas o país helénico surpreendeu tanto que a vontade de se perder por mais algumas ilhas, visitar mais pedaços da Idade Antiga ou deliciar-se com a maravilhosa gastronomia é enorme, pelo que, fica a promessa de voltar! 🙂

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s