LOST IN Grécia | Atenas #1

Quando se pensa em Atenas, é quase inevitável aquela ideia de beleza, perfecionismo e harmonia que os livros de História transmitem mas, na verdade, a cidade que outrora foi berço da Democracia, Filosofia e dos Jogos Olímpicos, hoje vive na sombra de uma crise que se nota em cada recanto.

Atenas é a capital e maior cidade da Grécia (tem cerca de 4 milhões de habitantes, incluindo subúrbios) sendo também uma das cidades mais antigas do mundo. Na Era Clássica foi uma poderosa “Pólis” (cidade-Estado), em cuja zona alta se erguia a mundialmente conhecida Acrópole.

  • Acrópole de Atenas

Construídas no ponto mais elevado das cidades, as acrópoles serviam originalmente como proteção contra invasores de cidades inimigas, e quase sempre eram cercadas por muralhas. Com o tempo, passaram a servir como sedes administrativas civis ou religiosas. A Acrópole de Atenas foi construída por volta de 450 a.C. e foi dedicada a Atena, deusa padroeira da cidade. A maior parte das estruturas da Acrópole de Atenas estão em ruínas. Entre as estruturas que ainda estão de pé de destacar o Propileu (portal para a parte sagrada da Acrópole); o Parténon (templo principal de Atenas); o Erecteu (templo dos deuses do campo) e o Templo de Atena Nice (simbólico da harmonia do estado de Atenas). O Odeão de Herodes Ático é um antigo teatro localizado na vertente sul da Acrópole de Atenas, que foi recuperado, onde se celebram alguns dos eventos culturais mais importantes da cidade.

IMG_7275 IMG_7268-1 IMG_7269 IMG_7272-1 IMG_7273-1 IMG_7276-1 IMG_7270 IMG_7271-1 IMG_7274


  • Ágora Antiga

A Ágora Antiga foi, no passado, o mercado central e o coração da Atenas. Repleta de passeios cobertos, jardins, lojas e estátuas, retratando os deuses e mitos da Grécia Antiga.

IMG_7285


  • Templo de Hefesto

Um dos templos melhor preservado, reflete a beleza da arquitetura grega, que, ao longo dos séculos, foi utilizado como templo, igreja cristã e museu. Localiza-se numa pequena colina da Ágora, rodeado por um exuberante parque, cheio de árvores que escondem este maravilhoso edifício de cerca de 32 metros de extensão.

IMG_7265 IMG_7266-1 IMG_7267


  • Ágora Romana (Fórum)

Construída no século I com doações dos Imperadores Júlio César e Augusto, foi o centro da vida política e pública na Atenas antiga, estando integrada no complexo da Acrópole.

IMG_7284-1


  • Stoa de Átalo

Mercado do século II, foi o principal centro de compras da Ágora durante mais de três séculos. Tem dois andares suportados por dezenas de colunas dóricas e jónicas, mais de 115 metros de comprimento por 20 metros de largura e, originalmente, abrigou 42 lojas. O prédio foi totalmente restaurado e abriga o pequeno, mas fascinante Museu da Ágora Antiga, que inclui artefatos de argila, vidro e bronze, assim como moedas e esculturas do quarto milénio a.C. até o século VI. Há também coleções de cerâmica da época bizantina e da ocupação turca.

IMG_7283 IMG_7282 IMG_7281

Leave a comment