LOST IN Itália | Lago de Garda, Sirmione & Verona

Depois da visita a Milão, Lago Como e Bergamo, a viagem continuou pela Lombardia em direção ao Lago de Garda e à famosa cidade de Verona.


  • Lago de Garda e Sirmione

O Lago de Garda (Lago di Garda) é o maior lago de Itália, tendo uma aréa estimada de 370 km². É também conhecido como Benaco e localiza-se a norte do país entre as regiões da Lombardia e do Veneto. Este lago tem 5 ilhas. As águas do Lago de Garda são muito transparentes (e geladas!), proporcionando fotografias muito bonitas.

lago de garda

Apesar de o lago ter paisagens envolventes fantásticas (embora bem menos impressionantes que as do Lago Como), a passagem por aquí foi por causa de uma vila bastante encantadora… Sirmione! Não é muito divulgada nos guias turísticos mas, na verdade, Sirmione parece tirada de um conto de fadas! É um must see para quem faz o norte de Itália!

Conhecida como a pérola do Lago de Garda, Sirmione é um importante local de veraneio desde o tempo do Império Romano.. Toda a vila está extremamente cuidada, com espaços verdes e flores por todo o lado, edifícios bem conservados, alguns alojamentos e restaurantes de charme. No Verão parece ser bastante procurada, no entanto, quando visitei em Março, o ambiente era bem tranquilo!

Aquilo que mais impressiona em Sirmione é o castelo (Castello Scaligero)! Castelos em Itália não são novidade nenhuma, mas como o de Sirmione deve haver muito poucos… As muralhas saem da água e todo o espaço entre muralhas e castelo propriamente dito estão inundados! Há apenas uma ponte que permite atravessar para o centro histórico da vila! É um dos castelos medievais mais completos e mais bem preservados de Itália, bem como um raro exemplo de lago fortificação, constituído pelo sistema de muralhas, três torres acessórias e uma principal com 47m de altura. A sua construção teve início no século XIII e ao longo do tempo teve muitas funções (cadeia, defesa), sendo hoje um museu. Para entrar no castelo é obrigatória a passagem da ponte levadiça!

IMG_2906 IMG_2918 IMG_2902 IMG_2917 IMG_2921 IMG_2925 IMG_2922 IMG_2919 IMG_2923 IMG_2924 IMG_2920


  • Verona

Itália é um país com uma conotação romântica e são locais como Verona que ajudam a que esta ideia se perpetue… Apesar de hoje em dia ser uma cidade “perfeitamente normal”, Verona foi importalizada por Shakespeare, por ter sido palco de uma das mais trágicas histórias de amor… Romeu e Julieta. Embora para muitos esse romance não passe apenas de uma peça de teatro, há quem diga que esta tem um fundo de verdade e que teria acontecido nos primeiros anos do século XIV. Verdade ou não, a história do amor trágico deste casal arrasta milhares de pessoas a Verona todos os anos.

O centro de Verona fica na Piazza delle Erbe. Nesta praça há, habitualmente, pequenas tendas que vendem artesanto, produtos típicos, souvenirs, para além dos cafés e gelatarias. Praticamente ao lado, podemos encontrar a Casa da Julieta e da Piazza dei Signori (onde está o Palácio do Governo, com a Torre dei Lambertini, e os túmulos medievais dos Scaligeri, que governaram a cidade entre 1260 e 1387).

IMG_2893 IMG_2887 IMG_2891

Na Via Capello 23 está a suposta casa onde morou Julieta e a famosa varanda onde ela ficava a ouvior as juras de amor de Romeu. Nesse pátio há uma estátua de Julieta onde os turistas põe a mão para dar sorte no amor! Há quem deixe bilhetinhos de amor colados nas paredes, cadeados nos portões ou então escreva nas paredes do túnel que dá acesso ao pátio…

IMG_2885IMG_2892

IMG_2884

Apesar das dúvidas quanto à veracidade da história, o túmulo da Julieta encontra-se no Monastério de San Francesco al Corso (Via del Pontiere 35) e, a igreja ao lado, é o local onde o casal se teria casado!   IMG_2895

Na época medieval, Verona foi apelidada de “La piccola Roma” (Pequena Roma) por ter imensos monumentos do período romano. Prova disso é a grandiosa Arena, um anfiteatro romano do ano 30 a.C., terceiro maior do mundo e muito mais bem conservado que o Coliseu de Roma, onde ainda hoje acontecem espetáculos (óperas, teatros, desfiles de moda…).

 IMG_2897 IMG_2886 IMG_2896

Para quem estiver de carro pela região, vale a pena subir as colinas nos arredores de Verona porque a vista para a cidade e as pontes sobre o rio Ádige vale muito a pena! Durante a subida, encontram-se várias villas luxuosas, sempre adornadas com os habituais ciprestes tão caraterísticos da paisagem do norte de Itália.


Este roteiro pelo norte de Itália continua com a visita à bela e misteriosa Veneza! 😉

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s