LOST IN Itália | Milão

Milão é a segunda maior cidade de Itália e a capital da região da Lombardia, a norte do país. É, também, conhecida como a “capital da moda” e, portanto, um paraíso para quem tem o hábito de comprar nas lojas mais elegantes e luxuosas do mundo. A Galleria Vittorio Emanuele II e o Quadrilatero d’Oro são os pontos nevrálgicos para quem procura Milão para fazer compras. No entanto, Milão não se resume apenas a moda, sendo uma cidade riquíssima em obras de arte e um importante centro de negócios.


  • Galleria Vittorio Emanuele II

A Galleria Vittorio Emanuele II foi construída entre 1865 e 1877, durante a Belle Époque, e deve o seu nome ao primeiro rei de Itália após o seu reconhecimento como país. Está localizada entre a famosa Catedral de Milão (Duomo di Milano) e a Piazza della Scala, onde se encontra o famoso Teatro alla Scala. Em termos arquitetónicos, a galeria é impressionante! Tem forma de cruz, com os tetos em vidro e o chão recoberto de mosaicos com cenas históricas. Na direção de cada uma das quatro saídas da galeria estão representadas as quatro cidades que, a seu tempo, já foram capitais de Itália… Milão, Turim, Florença e Roma!

IMG_2755

IMG_2748

  IMG_2747

IMG_1600

 IMG_2745 IMG_2746

IMG_2754

No centro da galeria, pode ver-se um touro representado no chão cujas “partes íntimas” deram lugar a um buraco! Por algum motivo, surgiu a tradição de que girar sobre si próprio com o calcanhar do pé direito nas “partes íntimas” do touro, pertencente ao brasão da cidade de Turim, daria sorte! Acontece que esta não é uma prática só de turistas…alguns dos próprios italianos que passam, mesmo a conversar com alguém, não dispensam o giro sobre as intimidades do touro (no mínimo estranho!)… Acontece que este ritual só era válido na noite de 31 de Dezembro para dar sorte no ano seguinte mas, logo se transformou numa prática diária de centenas de pessoas…


  • Duomo di Milano (Catedral de Milão)

A Catedral de Milão é um dos edifícios mais complexos em estilo gótico da Europa e também uma das catedrais mais conhecidas do mundo. Tem 157 m de comprimento e 109 m de largura, sendo o interior composto por cinco naves. Começou a ser construída em 1386 e só foi concluída mais de 400 anos depois, em 1813! A catedral é, atualmente, um importante ponto turístico de Milão, e do alto do seu terraço é possível vislumbrar toda a cidade. Curiosamente, ganhou ainda mais fama quando, em 2009, o chefe do governo (Berlusconi), foi atingido com uma réplica em metal do “duomo” na cabeça, em sinal de protesto!

IMG_1591 IMG_2749


  • Museu do “Teatro alla Scala”

Para quem gosta de ópera, poder assistir no mítico “Teatro alla Scala” é um sonho, no entanto não é acessível a qualquer bolso. Esta é uma das óperas mais famosas do mundo! Se o objetivo passa por apenas ver o teatro basta comprar bilhete para o museu…bem mais barato e permite, durante a visita, ver o palco através de um dos camarotes!

FullSizeRender_2


  • Jardins

Milão é uma cidade muito movimentada, por isso, apesar de não haver grandes zonas verdes, existem alguns parques onde se pode relaxar e fazer um “slow down” do ritmo citadino! Os parques mais conhecidos são o de Sempione (Parco Sempione) e o Giardini Pubblici.

IMG_2756


  • Castello Sforzesco

O Castello Sforzesco encontra-se no Parque Sempione e foi construído, no século XV, por Francesco Sforza. Atualmente, é sede de várias coleções dos museus e galerias de arte da cidade, nomeadamente a Pinacoteca do Castello, o Museu da Pré-história, o Museu Egípcio, o Museu de Arte Antiga, entre muitos outros. Apesar de não ter tido tempo de visitar por dentro, valeu a ida até lá pela beleza exterior e pelo parque que o rodeia.

FullSizeRender FullSizeRender_1


  • EXPO Milão 2015

Milão está prestes a receber a maior exposição de todos os tempo…a EXPO 2015! Este evento espera atrair 20 milhões de visitantes, durante 184 dias (1 de Maio a 31 de Outubro de 2015), num espaço com cerca de 110 hectares e mais de 150 países envolvidos. O tema desta edição é “Nutrir o Planeta, Energia para a Vida”. A última vez que Milão organizou uma exposição mundial foi em 1906, dedicada ao tema “Transportes”.

expo-milano-2-753x303


A viagem pelo norte de Itália continua com uma visita ao Lago di Como e Bergamo! 😉

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s