LOST IN Marrocos | Marraquexe #3

Se conhecer novas culturas é importante, a gastronomia típica e o modo de vida dos habitantes locais não podem ser deixados de lado. Daí que nas minhas viagens tente sempre provar o maior número de comidas e bebidas típicas… São experiências que por muito que estejam descritas nos guias de viagens e blogues não dispensam vive-las em primeira pessoa!


  • Onde comer?

Em termos de restauração, Marraquexe tem muitas opções. Desde as bancas de rua até aos restaurantes mais luxuosos, a comida marroquina, fortemente influenciada pela francesa, é uma homenagem às especiarias e aos frutos secos. O prato mais popular é o tagine (uma espécie de estufado de carne que habitualmente é feito com frango ou borrego…e muitas especiarias!). Outras especialidades marroquinas são o katfa (carne picada assada no espeto) ou as almôndegas, também de frango ou borrego, sem dispensar o tempero marroquino. Comer em bons restaurantes é bastante acessível e vale muito a pena! Aqui ficam sugestões de três que tive oportunidade de experimentar! O “Level Five” é um espaço situado num topo de um dos edifícios mais altos de Marraquexe que funciona como restaurante, lounge e discoteca. Tem um salão interior e no andar de cima um rooftop onde se pode jantar e ter uma vista plena sobre a cidade. A música ambiente varia de acordo com o avançar da noite. Os funcionários estão trajados a rigor e a comida típica marroquina tem o maior destaque. Recomendo o tagine com ameixa seca e o mil folhas! IMG_2437 O “Azar”, apesar do nome pouco convidativo, é maravilhoso. Moderno, sofisticado, luxuoso e…acessível! Ambiente sóbrio e espaço envolvente que nos transporta para um Marrocos da realeza, vai ser difícil escolher no menu, por isso, sugiro a opção de 10 pequenos pratos sugeridos pelo chef e 3 sobremesas. Kafta, húmus, almôndegas, molho de menta, tagine, arroz com sultanas são apenas alguns exemplos deste pequeno manjar. Um must go! IMG_2431 IMG_2432 “Les Jardins de la Koutoubia” fica situado num hotel de 5 estrelas perto da Praça Jemaa el-Fna. Tem uma parte no topo do hotel com vista para os souks e para a Koutoubia ou então uma outra zona junto a piscina. Em termos de menu apresenta a parte marroquina e uma outra mais europeia. Não é um restaurante típico mas convence pelo espaço, vistas e relação qualidade/preço. Destaque para as sobremesas francesas! FullSizeRender IMG_2434 IMG_2436 Não podia deixar de falar no chá marroquino. Se há bebida que não falta em lado nenhum é o chá! Habitualmente de menta, mas há toda uma panóplia de chás que não vão querer dispensar. Destaque para o chá real…uma mistura de mais de 20 especiarias. IMG_2411


  • Onde dormir?

A oferta hoteleira em Marraquexe é crescente mas nada como ficar alojado em algo típico e assim deixar-se levar pelo espírito marroquino. Os Riads (casa típica marroquina) são cada vez mais procurados para quem pensa em conforto e numa “full marrocan experience”.


No próximo post uma das tradições mais importantes para os marroquinos! 😉

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s