LOST IN Itália | Lago Como & Bergamo

  • Lago Como (Lago di Como)

O Lago Como (Lago di Como) é de origem glaciar e situa-se a norte de Milão, perto dos Alpes e da fronteira com a Suíça. Tem a forma de um “Y” invertido e é o terceiro maior lago de Itália (146 Km2), depois do Lago de Garda e do Lago Maggiore.

lago como

Grande parte da região norte do lago é rodeada por montanhas com mais de 2 mil metros de altitude (pertencentes aos Alpes). As margens deste lago estão repletas de pequenas vilas e cidades, sendo que Bellagio, Menaggio e Varenna, se situam na interseção dos três ramos do lago, podendo ser facilmente visitadas através de barcos que fazem as ligações diariamente. Além das pequenas povoações, as margens do Como são placo de alguns dos hotéis mais charmosos e de algumas das moradias mais sumptuosas de Itália (Madonna e George Clooney têm casa neste paraíso!).

A cidade mais populosa, Como, situa-se no início do ramo sudoeste e dá o nome ao lago (anteriormente chamado Lario, pelos Romanos). Aliás, a região triangular entre Como, Bellagio e Lecco continua a ter o nome de “Triângulo Lariano”.

Como tem um funicular, construído em 1894, que permite subir até Brunate (Funicolare Como-Brunate), a uma altitude de cerca de 500m e ter uma visão incrível do lago e dos Alpes!

Alessandro Volta, nascido em Como, é homenageado com o “Tempio Voltiano”, o museu mais visitado da cidade.

Como3 Como4

Como1    Lecco4

 

Como2

Tal como disse antes, o Lago Como é bastante grande e, dado que grande parte da paisagem envolvente são montanhas, as estradas à sua volta não são nada fáceis (a viagem em dias de chuva intensa ou neve pode ser um verdadeiro inferno!). Assim, decidi fazer o percurso do “Triângulo Lariano”, ligando Como, Bellagio e Lecco.

Apesar de não ser um percurso longo, a estrada entre Como e Bellagio é bastante sinuosa e, portanto, entre curvas apertadas e subidas íngremes, a viagem demora algum tempo mas a paisagem é absolutamente incrível! Justifica várias paragens para tirar fotos e admirar as vistas! Uma das paragens obrigatórias é para vislumbrar a ilha Comacina (Isola Comacina) que se encontra ao longo da viagem até Bellagio.

CB3 CB CB2 CB4 Bellagio2

Bellagio é uma cidadezinha de charme! Tem cerca de 3 mil habituantes e está repleta de resturantes, ruelas e escadarias íngremes. A cidade é famosa pelas vistas maravilhosas dos Alpes que, muitas vezes, se refletem na água. Por causa disso, recebeu o nome de Bellagio (belo lago).

A cidade é muito conhecida por ser frequentada por pessoas famosas (algumas têm lá casa!) e pelas suas maravilhosas “villas”, tal como a Villa Melzi D’Eril ou a famosa Villa Serbelloni (transformada em hotel de luxo!).

Bellagio3 Bellagio1

A viagem até Lecco, embora mais fácil de fazer, na minha opinião, não tem tanta beleza como a primeira parte do trajeto. Tem mais percurso feito em túneis e, nem sempre, feito à beira lago! Os alpes continuam a ser o pano de fundo, com as pequenas povoações nas margens. Vale a pena porque Lecco também tem muito encanto apesar de não ter a fama de Como e Bellagio!

lecco3 lecco1 lecco2

O Lago Como é tão bonito e pitoresco que  fazer apenas o “Triângulo Lariano” sabe a pouco!

Voltarei a visitar!


  • Bergamo

A cidade divide-se em duas partes distintas, a cidade Alta (Città Alta) à qual corresponde o centro histórico cercado por uma muralha, e a cidade Baixa (Città Bassa), a parte moderna.

Os muros que cercam o centro histórico de Bérgamo, no norte da Itália, têm quase 500 anos. Incialmente edificados para proteger os habitantes locais, hoje, por detrás destes muros com mais de 20m de altura, encontram monumentos carregados de simbolismo e história! O coração da cidade Alta é a Praça Velha (Piazza Vecchia) onde estão o Palácio Novo (Palazzo Nuovo) do século XVII, o Palácio da Razão (Palazzo della Ragione) do século XII e a Torre Cívica, de 52 metros de altura, que é aberta para visitas turísticas.

Berg3 Berg2 Berg1 Berg4 Berg5

Confesso que não dediquei o tempo necessário para conhecer a cidade. Cheguei lá ao final do dia, depois da viagem pelas margens do Lago Como e, acabei por subir o funicular para jantar no centro histórico.


Próximas paragens… Lago de Garda, Sirmione e Verona! 😉

2 thoughts on “LOST IN Itália | Lago Como & Bergamo

Leave a comment